fbpx

A Ciência das Emoções

Como não ficar fascinado com a forma com que nossas emoções funcionam.

Posso dizer que minha perspectiva mudou ainda mais quando li um artigo da universidade de Aalto que revelou que experimentamos nossos sentimentos em partes diferentes e específicas de nosso corpo.

As emoções são sentidas da cabeça aos pés

Como você pode ver, diferentes partes do nosso corpo experimentam mudanças nos níveis de atividade quando sentimos emoções diferentes.

Na imagem, amarelo / vermelho mostra atividade acima da média e o azul mostra atividade abaixo da média

Fonte: Bodily maps of emotions

Evolutivamente, faz sentido que nossos corpos exibam essas mudanças porque nos preparam para reagir em nome de nossas emoções.

Um exemplo, quando estamos bravos, nossa parte superior do corpo, braços e pés tem mais energia porque nossos corpos se preparam para lutar. Ou, como a surpresa , nossos olhos mostram mais atividade, porque eles precisam abrir a maior amplitude possível para ter em vista o que nos atrapalhou.

As pessoas podem detectar suas emoções ocultas

Quando VANESSA estava conduzindo pesquisas para o livro Captivate , procurou obter uma compreensão mais profunda de como as emoções funcionavam e diz que tropeçou com um enigma de pessoas pequenas. Executando duas pesquisas diferentes no Twitter, onde pediram dois conjuntos de perguntas semelhantes.

A primeira pergunta foi:Quando estou nervoso por dentro, posso disfarçar muito bem dos outros.” Verdadeiro ou falso? 60% concordaram com essa afirmação, 40% não.

A próxima pergunta que fizeram foi “Eu posso detectar instantaneamente um falso no momento em que eu o encontro com ele ou ela. Verdadeiro ou falso? 67% responderam verdade e 33% responderam falsos.

Você vê a contradição? A maioria de nós sente-se como se estivéssemos escondendo nossas emoções, mas também pensamos que podemos detectar os outros quando estão fingindo. O que isso revela é que muitas vezes pensamos que estamos mais no controle de nossas emoções do que realmente somos. Então, se você estiver indo para eventos que não gosta, você está indo nas datas em que não quer estar , ou você está se colocando em outras situações sociais, você o faz desconfortável, você pode pensar que está com uma “boa” expressão, mas é difícil esconder essa ansiedade – você a sente e mostra isso em seu corpo.

Sucesso em sua vida social

Para evitar encontrar alguém fingindo uma atitude positiva, quero que você pense em como você pode ser mais você! Como você pode aparecer em lugares que você realmente gosta? Sua vida social se tornará muito mais agradável quando você basear suas decisões no que funciona para você e não para outras pessoas.

Esta é a base de uma das dicas favoritas no livro Captivate, que é que você deve estar apenas lugares onde você prospera. Estes são lugares onde você realmente gosta das interações que você tem com as pessoas. Agora eu quero que você pense em três lugares que se encaixam nessa descrição.

Agora eu quero que você pense em três lugares onde você quase não sobrevive. Estes são lugares onde você não gosta de sair com outras pessoas e passar a maior parte do tempo desejando que você possa sair. Quando você vai para lugares onde você não gosta de estar lá, as pessoas podem dizer.

Você é muito melhor de se socializar-se em lugares e com pessoas que trazem o seu melhor.

Temos um, aliás, dois super artigos de dicas de como aprender sobre as Habilidades Sociais.

Mais...
Os Tipos de Sorrisos Segundo Especialistas