fbpx

Análise da Entrevista de Carol Moreira com Vin Diesel

A análise e o artigo contaram com a participação do nosso amigo e especialista em Linguagem Corporal Damis Almeida.

Uma recente polêmica deixou a internet dividida: o caso da youtuber Carol Moreira e do ator Vin Diesel.

Não há, aqui,  a intenção de tomar partido em ” favor ” de alguém ou justificar esta ou aquela ação. O propósito deste post é o de pegar fatos que mobilizaram a curiosidade das pessoas para demonstrar o que sugere a comunicação não verbal das pessoas envolvidas.

O Contexto

 

Por que sempre devemos conhecer o contexto antes de fazer uma análise? saiba aqui.

A youtuber, segundo revela no início de seu vídeo, teve a oportunidade de fazer uma entrevista de dez minutos com o astro de Hollywood Vin Diesel, o problema, segundo ela, foi que, devido a algumas ”cantadas ” do ator, ela não pôde fazer todas as perguntas que havia planejado. A youtuber Carol Moreira disse ter se sentido decepcionada pelo ocorrido.

Vídeo completo da entrevista: aqui

O vídeo completo passa muitas mensagens não verbais, tendo em vista que tem dez minutos de entrevista, porém criamos um pequeno vídeo análise para mostrar alguns dos sinais mais repetidos e significativos para compreender o que ambos sentiam e – de certa forma – pensavam durante a entrevista.

Análise da Entrevista de Carol Moreira com Vin Diesel

0:39 – 041: Quase imperceptível, se levarmos em consideração a rapidez do gesto, a língua do ator aparece e tem, neste caso, conotação sexual.

0:55: Com o corpo e braços para a frente o ator mostra uma postura dominante.

1:22: O ator contrai o músculo do braço para chamar a atenção para o corpo. Este gesto se repete mais algumas vezes durante a entrevista.

1:53: ” I love you” enquanto nega com a cabeça e eleva um de seus braços, obviamente, uma incongruência. Aí fica clara a ideia de que Vin Diesel não disse para enganá-la, porém para agradá-la e descontrair o momento. Algo que surtiu o efeito contrário para Carol moreira que em 1:54 responde inclinando-se para trás – em fuga – e em sua face demonstrando nojo.

1:58: Em sua face, medo e nojo e o movimento de seu braço revela intenção de fuga.

2:11: Novamente medo e nojo. Essas expressões – principalmente nojo juntamente com o sorriso de nervosismo – são bastante comuns ao longo da entrevista.

2:22: Sinais de interesse bastante comuns entre homens e mulheres: inclinação da cabeça e lamber os lábios.

Antes de analisar um vídeo como este, mesmo que a intenção seja analisar apenas o trecho, é necessário ver todo o vídeo mais de uma vez. E assim fizemos, eu e o especialista Damis Almeida, antes de analisar minuciosamente cada detalhe. Depois de ver, rever, pausar e voltar o vídeo várias vezes – como analisar vídeos –  selecionamos alguns trechos para analisar.

 

 

Linguagem Corporal e os sinais da sedução masculina – Caso Vin Diesel

 

Por Damis Almeida Nemitz

A análise da linguagem corporal também pode ser usada para identificar gestos de paquera, flerte, sinais sexuais.

Quando duas pessoas de sexos opostos se aproximam e há algum tipo de interesse – por mínimo que seja – além dos elogios, alterações fisiológicas acontecem: o homem projeta seu peito para frente, fica com a postura mais ereta, eleva um pouco a mandíbula, fica com o caminhar mais firme e seguro, aumenta sua área de atuação corporal para parecer mais dominante; já as mulheres reagem com gestos de submissão. Os gestos mais usados por homens e mulheres, veremos mais adiante.

De acordo com estudos, em 90% dos casos são as mulheres que tomam a iniciativa da paquera, flerte, interesse. Ou seja, na grande maioria das vezes são as mulheres que iniciam o ritual da corte enviando vários sinais corporais e faciais com o objetivo de fazer com que os homens os captem. Se eles perceberem, irão responder aos sinais de forma positiva ou negativa, dependendo do caso.

Existem contextos em que os homens enviam os primeiros sinais ao invés das mulheres. Isso pode ser observado em clubes, praias, baladas, etc. Embora possam ter sucesso, na grande maioria das vezes, certamente irão fracassar.

Veremos agora quais são os sinais que homens e mulheres enviam quando estão interessados um no outro. De acordo com esses sinais podemos identificar até que ponto estamos interessados, nervosos, entusiasmados, disponíveis, etc.

As mulheres são muito mais sexuais que os homens. Estudos mostram que, enquanto as mulheres têm cerca de 52 a 54 sinais de sedução, os homens realizam uns 5. Esses dados reafirmam o fato das mulheres sempre “darem as cartas” quando o assunto é interesse, paquera, flerte. Resumindo: se uma mulher não demonstra que está interessada, enviando sinais, a chance de o homem obter sucesso conquistando-a é muito menor.

Os principais gestos que as mulheres enviam são:

  • Expor os pulsos – área vulnerável do corpo que só e exposta diante de alguém em que há confiança e interesse;
  • Mostrar o pescoço e/ou tocá-lo;
  • Ajeitar o cabelo;
  • Abaixar a cabeça e direcionar os olhos para cima – isso faz com que os olhos pareçam maiores, gerando nos homens um desejo de cuidar;
  • Cruzar as pernas;
  • Aumentar os autocontatos – Aumenta a incidência de toques em si mesmas, como nos joelhos, nas coxas, na nuca, nos lóbulos das orelhas, etc.
  • Umedecer a boca levemente e/ou deixa-la levemente aberta
  • Inclinar a pelve
  •  

 Já os principais gestos que os homens enviam são:

  • Encolher a barriga
  • Estufar o peito e/ou mostrar os músculos
  • Levantar a cabeça
  • Ficar na posição de “cowboy”, com os polegares na cintura.
  • Pode realizar também alguns dos gestos feitos pelas mulheres

Diante do que foi exposto, podemos fazer uma relação com o ocorrido entre o ator Vin Diesel e a repórter e youtuber Carol Moreira.

Na quarta-feira, dia 21 de dezembro, a repórter Carol Moreira foi realizar uma entrevista exclusiva com o ator Vin Diesel. Durante essa entrevista, o ator ficou elogiando arepórter a todo momento, fazendo com que ela ficasse extremamente sem graça e demonstrando emoções de nojo, medo; e intenções de fuga (se afastando para trás).

O ator de fato demonstrou alguns gestos de flerte, como: contrair o bíceps, passar a língua entre os lábios para umedecê-los, etc.

Algo de muito importante deve ser observado na análise. Sempre quando o ator vai elogiar a repórter, ele sobe um dos ombros. Esse gesto, de acordo com ex-agente Joe Navarro, significa falta de comprometimento com o que está sendo dito. Isso nos leva a concluir que as cantadas e “investidas” que ele proferiu não passaram de brincadeiras, descontrações. Apesar da “inocência” a brincadeira, a repórter recebeu a mensagem não verbal de uma forma diferente – como sendo algo mais sério.

Diante do exposto, podemos reafirmar uma das leis naturais da Linguagem Corporal, que é a “lei da ação e reação”, dizendo que: não importa a intenção que você empregue em um gesto, ou atitude, o importante é como esse(s) gesto(s) é(são) percebido(s) pelo interlocutor.

Gostou? Veja mais análises do especialista Damis Almeida aqui, aqui e acesse o site.

 

Conclusão

De fato a youtuber se mostra desconfortável com a situação do início ao fim da entrevista. Realmente se sentiu prejudicada por não ter conseguido fazer todas as perguntas que havia preparado e sentiu frustração, conforme revela o conteúdo verbal e não verbal dos primeiros segundos de seu vídeo. O ator Vin Diesel, por tê-la achado simpática provavelmente pensou que com seus elogios seguidos a estaria agradando, porém seus sorrisos constantes não revelavam mais do que seu nervosismo durante a situação. Os sorrisos de nervosismo, na maioria dos casos, estão relacionados ao medo, mas o medo neste caso não seria necessariamente em relação ao ator, mas poderia ser também em relação à sua imagem; a não conseguir terminar a entrevista conforme havia planejado, etc.

[notificacao id=”5″]

lie to me

Quer sentir na pele o que é ser Cal Lightman? Clique aqui
Mais...
Linguagem Corporal Fazendo Justiça