fbpx

[É Científico] Por Que Mentir Gera Mais Mentira?

Uma vez um mentiroso, sempre um mentiroso, diz o velho ditado. Acontece que há alguma verdade científica para isso: os pesquisadores descobriram como o cérebro torna a mentira mais fácil à medida que as inverdades se acumulam, fornecendo evidências biológicas de por que pequenas mentiras muitas vezes se tornam cada vez maiores.

Tali Sharot, do Departamento de Psicologia Experimental do University College de Londres, e seus colegas, desenvolveram um estudo inteligente para testar as tendências desonestas das pessoas ao escanearem seus cérebros em uma máquina de fMRI. As 80 pessoas no estudo foram mostradas moedas de um centavo em um frasco de vidro e dado incentivos diferentes para orientar se mentiu ou disse a verdade a um parceiro sobre quanto dinheiro estava contido no frasco. Em algumas condições, tanto o participante como o parceiro se beneficiaram se o participante mentiu; Em outros, apenas o participante se beneficiou de sua fib, ou apenas o parceiro beneficiado (sem nenhum custo para qualquer um). Em outro conjunto de cenários, o participante ou parceiro beneficiou, mas à custa do outro se o participante mentiu. Em cada caso, Sharot documentou as mudanças nos cérebros das pessoas à medida que tomavam suas decisões.

Eles descobriram que quando as pessoas eram desonestas, a atividade em uma parte do cérebro chamada de amígdala – o centro do processamento emocional e despertar – mudou. Com cada cenário, quanto mais desonestamente o participante aconselhava seu parceiro, menos ativada a amígdala estava no fMRI. Isso pode ser porque a mentira desencadeia a excitação emocional e ativa a amígdala, mas com cada mentira adicional, a excitação e o conflito de contar uma mentira diminui, tornando mais fácil mentir.

Sharot também descobriu que a amígdala se tornou menos ativa principalmente quando as pessoas mentiram para se beneficiar. Em outras palavras, o interesse próprio parece alimentar a desonestidade.

“Parte da excitação emocional que vemos quando as pessoas mentem é por causa do conflito entre como as pessoas se vêem e suas ações”, disse Sharot durante uma reunião de discussão sobre os resultados. “Então eu minto para o auto-benefício, mas ao mesmo tempo não se encaixa a maneira que eu quero me ver, que é como uma pessoa honesta. É possível que aprendamos com o sinal de excitação … com menos excitação emocional, talvez eu tenha menos probabilidade de ver o ato como incongruente com a minha auto-percepção “.

Os pesquisadores foram ainda capazes de mapear como cada mentira levou menos ativação da amígdala e descobriu que a diminuição poderia prever o quanto a desonestidade da pessoa aumentaria no próximo julgamento. Biologia parece fazer backup dos avisos que os pais dão aos seus filhos: que uma mentira apenas leva a outra.

FONTE: TIME (Este texto é uma tradução direta do artigo original, não é de criação do Lc em Foco)

[notificacao id=”8″]

Mais...
Os Erros que você comete na Linguagem Corporal