A Busca por um emprego – uma entrevista, a venda de uma ideia, a explicação de sua experiência, são momentos onde o entrevistador procura observar o candidato como um todo.
Preocupando-se demais em usar as palavras certas e falar o que acreditamos ser o esperado e sem usar jargões, acabamos esquecendo que a linguagem corporal exerce um papel fundamental, pois atrai ou repele as pessoas mesmo antes que as palavras sejam ditas.
O modo de andar, sentar, olhar, a posição da cabeça, gestos, postura e vestuário são observados através desta linguagem, que mesmo sendo universal não é tão conhecida e percebida quanto deveria.
Alguns gestos são muito sugestivos, como vemos abaixo:
Um sorriso
envia uma mensagem especial, de satisfação em vê-lo, prazer em compartilhar um momento.
Ao sorrir no contato com clientes, fornecedores, superiores ou mesmo em situação de entrevista, o sorriso indica que você está aberta a novos conhecimentos e que eles são bem vindos à você.
Postura
Entrar na sala com postura ereta, cabeça erguida, olhando nos olhos de quem a recebe sugere que você está confiante e segura de suas metas.
Entusiasmo dá maior importância e vitalidade ao que você está dizendo.
Porém a cabeça muito empinada pode indicar sentimentos de superioridade ou esforço em cobrir algum medo – comportamentos absolutamente dispensáveis.
O olhar
Para transmitir suas ideias e convicções com clareza e objetividade é importante manter contato visual.
- Olhar nos olhos do interlocutor de forma constante pode demonstrar atenção e aceitação ao que está sendo dito, mas isto não significa que seus olhos não podem desviar-se uma vez ou outra.
- Olhar cabisbaixo denota decepção e tristeza, levantar as sobrancelhas indica dúvidas. Olhar para os lados significa que você está pensando, não entendeu ou não concorda com o que está sendo proposto.
Gestos
Gestos transmitem entusiasmo e dão maior ênfase à conversa – uma pessoa agressiva ou invasiva debruça-se em cima da mesa, uma pessoa recatada ou fechada senta-se para trás na cadeira.
Controlar os gestos demais pode ser encarado como frieza ou pouco caso, comprimir os lábios significa dificuldade, cruzar os braços significa que você não está aberto à novas colocações, mãos fechadas – raiva, mãos abertas – nada a esconder.
Todo gesto tem um significado.
Atente-se:
Alguns maneirismos também não são bem vistos pelos entrevistadores.
Olhar muito no relógio demonstra impaciência e pressa para fazer outra coisa, não estando tão absorto no momento presente; brincar e fazer barulhos com pulseiras, anéis ou canetas também indicam ansiedade e impaciência, sem mencionar o fato de ser irritante e de mal gosto.
O modo como você se veste também diz muito sobre a sua pessoa. Sua roupa deve estar de acordo com o cargo que você busca, bem como sua bolsa, sapato, penteado e acessórios.
Espaço também é importante – cada um precisa do seu.
Não se coloque muito perto nem muito longe do entrevistador. Sua distância revela sua relação com a pessoa: íntima, de trabalho, antagônica, etc.
Você será capaz de entender a linguagem corporal dos seus colegas de trabalho de passar a perceber a sua própria linguagem e aprender a controlá-la.
Se a sua linguagem corporal contradiz o que você diz, você acaba por confundir e irritar seus ouvintes e pode perder uma vaga potencial, onde poderia ter excelente desenvolvimento de carreira.
Procure desenvolver uma linguagem corporal que revele você como uma pessoa confiante, atenciosa, de fácil acesso e capaz de resolver qualquer problema.
E mais…
Ouço e aprovo – A cabeça pende e o olhar é amistoso, mostrando atenção e aprovação (mão no queixo é sinal de aprovação)
Estou atento – Os olhos atentos e o corpo inclinado para a frente indicam atenção e interesse (sobrancelhas levantadas demonstram interesse)
Este é o meu ponto de vista – Gestos enfáticos com as mãos são uma forma de reforçar a mensagem verbal (mãos gesticulam para dar ênfase)
Não estou bem certo disso – Morder a caneta indica a necessidade de cuidado e atenção.
Demonstra, ainda, medo e insegurança (o olhar de viés aumenta a incerteza)
Preciso de conforto – Uma mão afaga o pescoço e a outra abraça a cintura, indicando a necessidade de reafirmação (os braços apegam-se ao corpo, como forma de auto-consolo)
Dúvidas e mais dúvidas – Massagear a região entre os olhos (fechados) revela conflito interno em relação ao que está sendo dito (olhos fechados e sobrancelhas franzidas expressam dúvida)
Fontes: Stefi Maerker / Guia RH / Paulo Sérgio de Camargo
[notificacao id=”5″]