Por onde quer que andemos podemos reconhecer que há, mesmo que através de uma mera representação, algum líder. Líderes podem estar na política, na religião, nas universidades, empresas, etc. Sempre perceberemos um bom líder como alguém dominante em seu ambiente, que sente-se à vontade e demonstra segurança e tranquilidade ao lidar com as pessoas ao seu redor. E esta é a razão pela qual é de grande importância aprender como se dá a linguagem corporal de um líder. Assim como sempre falamos com nossos alunos da plataforma de estudos, a linguagem corporal de um bom líder é extremamente persuasiva e poderosa pois reflete todas as qualidades que o líder ideal possui.
Qualidades de um Bom Líder
Em seu livro chamado ‘’29 Segredos de Liderança de Jack Welch’’, o autor Robert Slater conta ensinamentos sobre liderança empresarial de uma das maiores referências da área: Jack Welch, ex CEO da General Electrics. Dentre seus ensinamentos, escolhi um que pode definir, em totalidade, tudo o que é preciso saber para tornar-se um bom líder:
” Mude antes que seja obrigado a fazê-lo.”
Todo bom líder precisa entender que a mudança é mais que aceitável, é necessária. O aprendizado de um líder deve ser constante e buscar melhorar deve ser sempre seu foco. Lembre-se: Quanto mais se aprende, mais mudanças serão necessárias.
A linguagem corporal de um líder deve impor respeito, buscar valorização e transmitir confiança, e se deseja estas virtudes, algumas mudanças em sua linguagem corporal podem ser necessárias.
O Segredo de Um Grande Líder
Um bom líder é aquele que, além de suas qualidades específicas, sabe passar segurança, confiança e autoridade em sua linguagem corporal. Um dos mais prestigiados líderes e comunicadores do Brasil, Silvio Santos, está, também, dentre os líderes que possuem uma excelente linguagem corporal.
1- O toque
É muito comum que vejamos líderes tocando em seus subordinados e dizendo ”Você fez um bom trabalho”, dificilmente veremos uma situação contrária. O toque, na grande maioria das vezes parte do líder e pode significar ”Eu te apoio”, dependendo da forma pode também significar ”Você é minha propriedade”. Quando o toque parte do subordinado, na maioria dos casos, ele pretende tirar algum proveito da autoridade de seu chefe.
Poder do Toque: Neste artigo explicamos detalhadamente sobre o poder de influência do toque.
2 – Os gestos e Postura

Os líderes devem fazer gestos que mostrem autoridade, sabedoria, autenticidade e sincronia com a fala. É muito importante que, enquanto fala, o líder faça gestos de forma moderada e sincronizada, com a intenção de enfatizar a fala e ilustrá-la.
A. Mostre as mãos: Mostrar as mão enquanto discursa significa: ”Eu não tenho nada a esconder” .
B. Faça a cúpula do poder: Também conhecida como pirâmide do poder, este gesto é comumente utilizado pelos melhores oradores.
C. Tenha uma postura ereta: O líder deve ter uma postura ereta e não deve ter seus ombros caídos. Uma postura ereta, assim como gesticular mostrando os polegares, mostra energia e autoconfiança.
3 – Roupas
Bons líderes também reconhecem a importância de uma boa aparência. Vestir-se bem é indicativo de status social elevado, porém, muito além disto, revela também cuidados com a higiene e bom senso. Se vestir de acordo com a ocasião e utilizar cores apropriadas (quer saber como as cores podem influenciar? baixe nosso e-book) também faz o líder.
4 – O perfume
Alguma vez já sentiu algum cheiro que lhe trouxe automaticamente alguma recordação distante? Nosso olfato é o sentido mais ligado a emoções e à memória, o que faz com que os cheiros sejam uma forte e, ao mesmo tempo, sutil, ferramenta de persuasão. Mulheres, em geral, tem maior sensibilidade olfativa que os homens.
Pessoas que passam muito perfume são vistas como pessoas inseguras e simplórias, no entanto, pessoas que não passam perfume algum perdem a oportunidade de deixar uma marca inconsciente poderosa na percepção do outro. O ideal é utilizá-lo de modo que ele fique sutil e agradável a todos.
Dentre as pessoas que trabalham em industrias de cosméticos e beleza desenvolvendo perfumes, a grande maioria concorda que os componentes básicos das fragrâncias de seus produtos transmitem marcas de personalidades aos que os consomem.
Curiosidade: No antigo Egito, os egípcios utilizavam perfumes feitos de mel e canela para ungir seus corpos. Já naquela época o perfume tinha significado não verbal de riqueza, prestígio e poder.
5- A voz
A voz de um líder deve ser constante e firme, aumentando, levemente, o tom de voz quando desejar enfatizar algo.
6 – O contato visual
É muito importante que o líder saiba manter o contato ocular, ele transmite confiança, segurança e atenção. Desviar o olhar pode passar insegurança, timidez e submissão, atributos nada bons para a imagem de um líder.
Gestos que Líderes devem evitar
Alguns gestos podem ser fatais para a imagem de um líder, tais como:
1 – Posição de castração
Este gesto ocorre quando a pessoa coloca as mãos em frente aos genitais. Esta posição passa uma imagem inconsciente de que a pessoa está na defensiva, se sentindo insegura. Bons líderes nunca passam linguagem corporal de insegurança.
2 – Cruzar os braços
Esta também é uma postura defensiva e demonstra desinteresse. Quando o corpo se fecha, a mente se fecha. Evite conversar com alguém estando de braços cruzados, pois, desta maneira, dificilmente você se lembrará dos assuntos que trataram.
3- Esconder as mãos
Esconder as mãos gera desconfiança, indica que a pessoa tem algo a esconder.
4 – Queixo erguido
Erguer o queixo passa ideia de arrogância, o que não é muito favorável a imagem de um líder.
5 – Ombros caídos
Ombros caídos indicam que falta energia e autoconfiança.
Quer sentir na pele o que é ser Cal Lightman? Clique aqui