fbpx

Vídeo- análise entrevista da Dilma Rousseff

A  recente entrevista concedida por Dilma ao repórter Mehdi Hasan da TV árabe Al Jazeera tem viralizado nas redes sociais. Confrontada várias vezes sobre casos de corrupção existentes em seu governo, os quais envolviam políticos, diretores e funcionários da Petrobrás, a ex Presidente Dilma Rousseff mostrava-se cada vez mais desconfortável e irritada.

O Vídeo da Entrevista

O nosso objetivo aqui não é emitir julgamentos ou debater política, mas sim, encontrar a forma mais didática de ensinar a leitura dos sinais corporais com excelência.

Como se deve analisar?

Em posts anteriores relacionados à analise de vídeos, demos maior enfoque a como se deve iniciar esta prática.

O Objetivo

O trecho selecionado para a vídeo análise tem como objetivo mostrar os sinais corporais emitidos pela ex presidente Dilma Rousseff durante sua entrevista. É evidente a impressão de desconforto, agressividade e irritabilidade da entrevistada, porém, em termos de conhecimentos teóricos de linguagem corporal, é importante destacar o que, em seus movimentos, nos causa essa impressão.

Análise

0:25 – A face da ex presidente indica raiva.

0:31 –  O gesto de pinçamento, realizado pela Dilma, indica que ela pretende ser assertiva em sua afirmação. Sua outra mão, acima do joelho, indica tensão e desejo de fuga.

0:38 – Palma da mão para o ouvinte: pretende defender-se da abordagem do jornalista.

0:42 – Dois dedos para cima indicando agressividade e desespero para ” vencer ” o debate.

0:44 – Face expressa medo.

1:01 – Quando o orador faz o gesto com as palmas da mão viradas para cima – mão implorante do mendigo – ele suplica para que o interlocutor concorde com sua fala.

1:34 – Novamente se observa tensão nas mãos. Autotoque; desconforto.

1:51 – O braço cruzado sobre o peito indica uma postura defensiva, a mão que eleva o rosto e o direciona para o jornalista indica uma postura analítica e crítica, bem como seus lábios apertados que indicam raiva.

2:09 – Sentimento de desprezo e desaprovação pela atitude dos jornalistas que negligenciaram o ”maior esquema de corrupção do mundo”.

2:28 – Desprezo e satisfação.

2:37 – Raiva.

2:50 – Raiva na face; agressividade no gesto feito com a mão.

3:06 – Novamente as mãos na coxa revelam tensão.

3:16 –  Raiva.

4:05 –  Medo.

4:15 – Satisfação e superioridade – lábios e queixo erguido.

4:24 – Medo na face e leve afastamento da cabeça.

Concluindo…

No trecho em questão não foram identificadas incongruências entre o conteúdo verbal e o não verbal da ex presidente Dilma Rousseff.

Há de se levar em consideração que a entrevistada preparou-se para a entrevista, porém, os sinais de raiva apresentados demonstram que a ex presidente se defende com veemência e congruência entre corpo e fala. Entretanto, devido a alguns sinais de medo, encontrados ao longo do vídeo, pode-se inferir que, embora Dilma não esteja propriamente envolvida com esquemas de corrupção, ela tem conhecimento de fatos que podem prejudicá-la, caso expostos.

Mais...
Somos Todos Especialistas em Linguagem Corporal